Em 2005, foi desenvolvida a idéia da caracterização do Arranjo Produtivo Local de Gemas e Jóias no Distrito Federal ( APL Gemas e Jóias do DF) , contemplando estratégias para a implantação, inicialmente, de um pólo de gemas, jóias e correlatos e, posteriormente, cristalizar a idéia do APL.
Durante o ano de 2006 e principalmente 2007, discutiram-se e promoveram-se ações direcionadas para o desenvolvimento do setor e, paralelamente, foi implantada uma política de práticas de mercado mais saudáveis.
Com o respaldo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresa do Distrito Federal (Sebrae-DF) e de uma política voltada para o desenvolvimento e orientada para resultados, buscou-se de forma sustentada a interação e sinergia entre todos os atores do segmento.
O Comitê Gestor do APL de Gemas e Jóias, liderado pelo Sebrae-DF, e composto pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (Ibgm); Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Gemas, Jóias e Similares (Abragem) e Associação do Comércio e Indústria de Jóias, Gemas, Relógios e Afins do Distrito Federal (Ajodf) e conta com o apoio da Universidade de Brasília, Ministério do Trabalho, Escola Técnica de Brasília, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Banco do Brasil além de órgãos do governo do DF, como Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Empresa Brasiliense de Turismo, a BrasíliaTur .
As cidades vizinhas a Brasília já produzem pedras diversas. Agora a organização produtiva busca a capacitação de mão-de-obra de ourives, designers, lapidários e artesãos do DF para agregar valor à produção local. O objetivo é fomentar o setor e levar a produção do DF para o Brasil e para o exterior, que tem muito potencial para consumo das peças produzidas no APL.
A preocupação com a inovação e diferenciação da produção fica evidente, nas feiras, seminários e demais eventos promovidos na cidade e região. Surgem propostas de lapidação contemporânea e uso de gemas naturais e incomuns, traduzindo a joalheria brasileira como expressão de identidade cultural.
Brasília tem grande potencial. O Arranjo Produtivo Local de Gemas e Jóias do DF quer desenvolver o setor e mostrá-lo ao mundo.
Site: http://www.bb.com.br/portalbb/page22,108,7530,8,0,1,2.bb?codigoNoticia=11069&codigoMenu=564&codigoRet=2557